Brasileiro de OP recomeça em Ilhabela com liderança de Vassel e Glimm

Depois de um merecido dia de descanso, as atividades na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, onde está sendo disputado o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist, voltaram a todo vapor. Com o fim da Copa Brasil de Estreantes, apenas os velejadores veteranos seguem velejando e disputaram, neste domingo, três regatas em raia montada próximo à Ponta das Canas, no norte do Canal de São Sebastião, onde sopra o vento leste. Como o campeonato já chegou na metade, eles foram divididos em flotilha ouro (os melhores colocados) e prata.

Gustavo Glimm, do Veleiros do Sul, segue na liderança da competição com 30 pontos perdidos, 16 a menos que Theo Chao, do YCSA, segundo colocado, com 46. Gabriela Vassel, da flotilha Borrachudo de Ilhabela é a melhor colocada entre as meninas, em 7º geral.

Dentre os 134 velejadores veteranos quatro merecem destaque por terem vindo de longe. A flotilha do Chile, representando clube de Algarrobo, na região de Valparaíso, trouxe quatro atletas e tem dois entre o top 15 da flotilha ouro.

“A raia de Ilhabela é boa, o vento é bom. O campeonato aqui no Brasil é diferente do que estamos acostumados a correr no Chile, lá venta menos e tem menos gente competindo, a flotilha é menor. Fora que tem muita gente boa aqui”, disse Nicolas Halles, melhor colocado da equipe, na sexta posição. A vinda do time chileno confirma uma tendência que tem acontecido nos dois últimos anos com a participação de estrangeiros. Em 2017, em Vitória, a Alemanha mandou uma delegação, enquanto em 2018, na Bahia, foi a vez da França enviar seus representantes.

O dia terminou com a realização da assembleia da Associação Brasileira da Classe Optmist (ABCO), que definiu, entre outras coisas a sede do Brasileiro de 2020 e a nova diretoria da classe. 

A programação do 47º Brasileiro de Optimist é intensa, com as regatas até o dia 15, sempre a partir das 13h. O evento é classificatório para o Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril. Nesta sexta-feira será realizado o Campeonato Brasileiro de Optimist por Equipes, uma disputa entre estados, com 16 equipes participantes e um formato eliminatório. A Copa Brasil de Estreantes também chega ao fim e os dois eventos terão premiação a partir das 19h na Escola de Vela Lars Grael. As regatas podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal Vela Viva no Youtube, Facebook e Whatsapp pelo número (11) 94158-2468. Os resultados podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS). As fotos estão disponíveis na fanpage da Fevesp no Facebook

O 47º Campeonato Brasileiro tem a realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, organização da Fevesp, Escola de Vela Lars Grael e Mídia Certa Ilhabela Brasil e apoio Institucional CBVela e ABCO.

14/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist

15/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist
20h: Cerimônia de encerramento e premiação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s