Copa Aniversário de Dingue mistura regata com gincana em Pernambuco

No último domingo a Classe Dingue Pernambuco comemorou os 18 anos de fundação da antiga Flotilha Dingue de Pernambuco (Flodinpe), com uma regata-gincana. Repetindo o sucesso do formato inaugurado no ano passado, a prova foi realizada em frente à sub-sede do Cabanga Iate Clube no Rio Timbó (Maria Farinha). Ao fugir do tradicional modelo de regatas, a ideia era realizar uma brincadeira que misture a celebração do prazer de velejar com a prática de aproximação de marcas e precisão no manejo do barco.

A gincana envolve a distribuição de três botes infláveis e dois Optimists (cascos) em locais fixos ao longo do Rio. De acordo com a distância, cada bote contém uma bola com determinado valor (1, 2 ou 3 pontos). Já os Optimists contém tipos variados de bônus, que podem somar ou subtrair da pontuação geral. Para completar a brincadeira, duas bolas-coringa ficaram escondidas ao longo do percurso, itens esses os quais conferem aos barcos que as recolherem a incumbência de remover pontos de outros barcos.

Com uma hora e meia de prova, o barco Aichach (René/Sofia Hutzler) saiu na frente coletando o equivalente a 48 pontos. O Major Tom (Francisco Andrade/Luciana Raposo) coletou 42 e o Gaivota (André Verona/Hellayne Santiago) coletou 39. Contudo, o somatório dos bônus tem a prerrogativa de mudar tudo. Quem coleta as bolas-bônus pode ter somado ou subtraído certo valor de sua pontuação, o que só será descoberto na hora da premiação.

O Aichach preferiu não coletar nenhum bônus e permaneceu com seus 48 pontos. Contudo, o Major Tom decidiu arriscar e coletou todos os bônus, garantindo uma pontuação extra de 16 pontos, ultrapassando o Aichach e assumindo a liderança. Já o Gaivota, que ocupava a terceira posição, infringiu uma das regras estabelecidas no AR e coletou ambas as bolas-coringa, quando só poderia ter recolhido uma. Dessa forma, teve um demérito de -10 pontos em sua pontuação, caindo para a sexta posição, ultrapassado pelo Ver o Mar (Rodrigo Samico/Fábio Pereira), Pegasus (Alexandre Motta/Max Zulim) e Paitureba (Gustavo Borba/Nuno Souza).

O resultado final ficou assim:
1. Major Tom (Francisco Andrade e Luciana Raposo)
2. Aichach (René Hutzler e Sofia Hutzler)
3. Ver o Mar (Rodrigo Samico e Fabio Pereira)

Classe Aberta:
1. Piaba (Erisson Luiz e Fernanda Pastora)

Resultado completo aqui. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s