Brasileiro de MOCRA começa nesta quinta na Bahia

O Brasileiro de MOCRA vai começar nesta quinta-feira no Aratu Iate Clube. Serão três dias de competição com regatas de percurso e triangulares na quinta e na sexta e no sábado, os participantes se juntam aos mais de 100 inscritos na tradicional Aratu Maragojipe.

Karina Hutzler, atual bi-campeã brasileira a bordo do Aventureiro 3, conta como foi a ida de Recife a Salvador levando o lindo troféu transitório:

Sorria, estamos na Bahia!!! Não é vento contra nem mar grosso que faria o Aventureiro 3 desistir de vir à Bahia. Saímos do Recife no fim da tarde do dia 17/08. O vento tinha passado a semana toda lestando, mas mudou de ideia e partimos com sudeste e com vento de menos de 20 graus aparente, velocidade 15 nós verdadeiro e 20 aparente, marzinho picado e chato. Depois a coisa melhorou, tiramos o rizo da mestra e até deu o code zero!

A pior parte ainda estava por vir. Depois de um atumzinho e uma cavalinha na nossa linhajá no forno para o almoço, foi só dizer “tá pronto”, faltavam 70 milhas pra Salvador, e ligaram o modo batedeira + liquidificador juntos. Mar levantou enfurecido, ventou aumentou para casa dos 30 nós, felizmente que já estávamos de mestra rizada. Terminada a sobremesa, como num passe de mágica, o mar acalmou e o vento diminuiu.

Essa viagem na contramão, enquanto os veleiros sobem a costa indo pro Recife pra Refeno, tem um motivo nobre: viemos pro Campeonato Brasileiro de Mocra.

Daí você se pergunta: o que diabos é Mocra!? É o rating de correção do tempo para que catamarãs e trimarãs possam disputar regatas juntos. Uma regra inglesa, usada sob licença no Brasil.

O campeonato começa nesta quinta, 23/08, com um regata de médio percurso na Baia de Todos os Santos, de cerca de 22 milhas. Na sexta serão duas regatas triangulares e no sábado fechamento com a 49ª Regata Aratu – Maragojipe. A Aratu – Maragogipe é uma imensa festa que já tem mais de 100 barcos inscritos de várias categorias. Seu percurso atravessa a Baía de Todos os Santos e entra pelo rio Paraguassu.

Esta é a sexta edição do Brasileiro de Mocra e vencemos as duas últimas. Este é o primeiro evento em que participaremos após mudanças na regra. Vai ser animado!”

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s