Semana de Monotipos abre programação do mês da Vela em Ilhabela

340976_805049_000_4665___copia_web_

Ilhabela não ostenta o título de Capital Nacional da Vela por acaso. Todo ano, no mês de julho, o município recebe centenas de velejadores para diferentes competições. A temporada 2018 começa nesta sexta-feira (6), com a 45ª Semana de Vela de Monotipos. A competição segue até segunda-feira (9) e vai reunir mais de 200 barcos, divididos entre diferentes classes.

A programação oferece oportunidade para jovens velejadores, desde a categoria mirim, até atletas experientes, como os que disputarão o Campeonato Brasileiro de Star e o Campeonato Sudeste Brasileiro de Hobie Cat, Laser e Snipe. “Além das competições paralelas, com grandes nomes da vela, como o medalhista olímpico Lars Grael, a Optimist vai receber muitos barcos, porque o brasileiro da classe vai ser em Ilhabela em 2019 e muitos velejadores do Rio e Brasília virão treinar e conhecer a raia”, explica Cuca Sodré, coordenador técnico da Semana de Monotipos.

A etapa é aberta para 20 classes, como Laser Standard, Laser Radial Feminino e Masculino. Laser 4.7, Finn, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, 420, Tornado, Nacrs 20, Dingue, Open Bic, A- Class, 29er, Windsurf Slalom, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Rs:X e Kitsurf. A sede e secretaria do evento serão na Escola Municipal de Vela Lars Grael (avenida Santos Dumont, s/nº , no Saco da Capela). As Áreas de Regatas serão no Canal de São Sebastião.

Para a edição 2018 da 45ª Semana de Vela de Monotipos estão programadas sete regatas para todas as classes, regidas pelas regras da regata a vela (RRV) 2017/2020. Com isso, a classificação/pontuação das categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Feminino será apurada a partir da classificação geral. Os três primeiros colocados de cada classe serão premiados, exceto na Classe Optimist, que contará com premiação específica.

Inscrições – Os velejadores devem se inscrever no dia 6 de julho, na Escola Municipal de Vela de Ilhabela Lars Grael. A taxa é uma cesta básica.

A 45ª Semana de Vela de Monotipos é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado. “As classes de monotipos são uma grande oportunidade para atletas iniciantes, como os nossos alunos das escolinhas. Ilhabela é o único município, do Brasil, a possuir uma escola municipal de vela”, atesta o prefeito Márcio Tenório.

Race Village – Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, que culmina na tradicional Semana de Vela de Ilhabela – entre 20 a 28 – a Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo promoverá a Race Village. A ação começa a partir desta sexta-feira, no Centro Histórico da cidade, e vai receber vasta programação musical e cultural ao longo de 22 dias e  promete reunir milhares de pessoas. “O mês de julho é especial para Ilhabela, pois conseguimos unir importantes campeonatos de vela com atrações em terra que vão entreter tanto os competidores, como seus acompanhantes, a comunidade e turistas interessados em curtir as belezas de Ilhabela”, resume o secretario de Turismo Ricardo Fazzini.

Programação da Semana de Monotipos

Dia 6 (sexta-feira)
Das 9h às 18h | Inscrição

Dia 7 (sábado)
Das 9h às 10h30 – Inscrição
Às 11h – Abertura Oficial
Às 13h – Regatas

Dia 8 (domingo)
Às 12h – Regatas

Dia 9 (segunda-feira)
Às 12h – Regatas
Às 17h – Premiação e confraternização

da assessoria
foto Ronald Kraag / Sectur Ilhabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s