Asbar IV, Dourado, Bravo1 e Sous Le Vent lideram primeiro dia do Ubatuba Sailing Festival

Marcos Méndez (1)

O feriado do Trabalho começou em Ubatuba com muito sol e vento fraco, de apenas seis nós, e, por isso, a Comissão de Regatas do Ubatuba Sailing Festival, comandada por Cuca Sodré, só conseguiu realizar apenas uma das duas regatas barla-sota programadas para este primeiro dia, com quatro pernas. A competição conta com 38 veleiros de Ubatuba, Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro e segue até a próxima segunda-feira no Ubatuba Iate Clube.

A classe IRC, com nove inscritos, foi a mais disputada. O Asbar IV (Beneteau 35), de Jonas Penteado, venceu a regata por apenas um segundo de diferença do Rudá (First 40), de Mario Martinez, segundo colocado. O terceiro lugar ficou com o Argos (Soto 40), de Jaime Cupertino, fita-azul da regata e vencedor do ano passado.

“Eu já perdi regata por dois segundos, então é um detalhe. A regata foi difícil, com vento fraco e bastante rondado. Tivemos a felicidade de não cometer muitos erros. Ganha quem erra menos”, disse Jonas.

Na ORC, uma disputa entre veleiros da Escola Naval colocou o Dourado (First 40.7), de Arthur Silveira, na ponta, seguido por Marlim (First 40.7), de José Santos Jr, em segundo, e Bijupirá (First 40.7), de Mauricio Mello, em terceiro.

Na BRA-RGS, a classe mais numerosa com 11 inscritos, o Bravo 1 (Skipper 30), de Jorge Martinez, assumiu a liderança, deixando Suduca (Velamar 38), de Marcelo Claro, em segundo e Chrispin (Farr 11.6), de José Chrispin, em terceiro.

“Foi uma regata muito técnica, mas muito boa! Fazia tempo que não velejávamos em Ubatuba, mas a gente conhece um pouco a raia, então isso valeu para o resultado. Amanhã devemos ter as mesmas condições de hoje, então esperamos repetir o resultado”, disse Jorge.

Na Bico de Proa, única classe sem rating, a regata foi encurtada e a chegada foi dada com duas pernas. Bom para o Sous Le Vent (Bahamas 40), de Paulo Fonseca, que estava na frente e garantiu o primeiro lugar. Em segundo aparece o Cisco Kid (Ranger 22), de José Ortega, seguido de Gigante (Delta 25), de Angelo da Cruz, em terceiro.

“Para fazer uma regata, a CR precisa saber qual a velocidade que os barcos andam. Neste vento de hoje, os mais lentos andam a 3 nós no contra-vento. Aí multiplico essa velocidade deles pela distância para fazer uma regata de 2h, mas o difícil é que o vento pode aumentar ou diminuir e precisamos administrar esse tempo de regata com o tamanho da raia. A cada marca já sei se é preciso diminuir ou aumentar a distância entre as boias e hoje na Bico de Proa tivemos que diminuir a raia. Como não tinha onda, os barcos conseguem uma certa velocidade e todos conseguiram terminar e chegar no clube para a confraternização do dia, uma das marcas do evento”, disse Cuca Sodré.

O dia terminou com a tradicional galinhada do UIC, servida na beira da piscina e acompanhada da canoa de cerveja. Para este domingo está programada uma regata de percurso longo, com largada prevista para às 13h.

Resultados deste sábado:

IRC:
1. Asbar IV, Jonas de Barros Penteado, 1 ponto perdido
2. Rudá, Mario Martinez, 2 pp
3. Argos, Jaime Cupertino, 3 pp

ORC:
1. Dourado, Arthur Silveira, 1 ponto perdido
2. Marlim, José Santos Jr, 2 pp
3. Bijupirá, Mauricio Mello, 3 pp

BRA-RGS:
1. Bravo 1, Jorge Martinez, 1 pp
2. Suduca, Marcelo Claro, 2 pp
3. Chrispin, José Chrispin, 3 pp

Bico de Proa
1. Sous Le Vent, Paulo Fonseca, 1 ponto perdido
2. Cisco Kid, José Ortega, 2 pp
3. Gigante, Angelo da Cruz, 3 pp

Os resultados completos podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS).

O Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube e conta com o apoio de V.Bros, Renew Boats, Tintas International, Quantum Sails, Rádio Vozes.com, Revista Mariner, Fidelis Seguros, Farol das Tintas, Hotel Solar das Águas e Postos Flutuantes BR Mônaco e Ímola.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s