Circuito de Santa Catarina começa com regata de percurso

unnamed (1).jpg

O 29º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina teve início nessa quinta-feira (01) com as regatas de percurso para todas as classes na raia de Jurerê. De acordo com as condições de vento, a comissão promoveu três disputas simultâneas com percursos diferentes de acordo com o perfil das embarcações. Os veleiros das classes ORC e IRC percorreram 42 milhas náuticas, enquanto os barcos das categorias RGS e HP-25 fizeram o percurso intermediário, 25 milhas, e os veleiros das classes Bico de Proa, RGS Cruzeiro e Multicascos cumpriram a distância de 21 milhas náuticas.

A largada do primeiro dia ocorreu às 11h com vento do quadrante sul/sudeste soprando de forma moderada, entre 8-10 nós. Desde o início, o Itajaí Sailing Team mostrou que era um dos favoritos e com uma ótima largada começou a abrir frente aos adversários. “O dia foi fantástico. Conseguimos largar muito bem e conseguimos chegar na Ilha do Francês antes da calmaria de vento. Lá fora (Ingleses e Santinho) tinha bastante vento e a nossa velejada foi incrível. A tripulação está de parabéns”, comemorou Marcelo Gusmão, comandante do Itajaí Sailing Team.

O primeiro lugar entre todas as embarcações das classes ORC e IRC rendeu ao Itajaí Sailing Team o Troféu Fita Azul, dado ao veleiro que cruza a linha de chegada à frente dos demais. Na classe IRC, o Itajaí Sailing Team foi o vencedor seguido por Zeus Team e Mahalo, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Já na ORC, o carioca Ângela Star VI foi o melhor após o tempo corrigido, seguido por Stand By Me e Catuana Kim.

Já na regata com 25 milhas, destinada as classes HPE-25 e BRA-RGS, Força 12 foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Comandados por Arno Juk, a embarcação da classe HPE-25 fez uma regata bastante consistente e teve como diferencial o entrosamento da tripulação. “Nossa tripulação fez uma ótima regata. Todos conhecem muito bem o barco e esse entrosamento foi fundamental para o bom desempenho”, comemorou Arno. Ainda pela HPE-25, o Arretado ficou na segunda posição. Já na classe RGS, o Caulimaran foi o vencedor da regata seguido por Gaivota e Maná.

Fechando o primeiro dia, o Astral venceu na RGS Cruzeiro, enquanto o Harmonya foi o vencedor na Bico de Proa A, assim como o Flying Soul na Multicascos.

Medalhista olímpico estreia na vela:

A quinta-feira foi marcada pela presença ilustre do medalhista olímpico Paulão, capitão da seleção brasileira de vôlei medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1992, no veleiro Catuana Kim. Convidado pelo comandante Leonardo Back para fazer parte da tripulação, Paulão teve a oportunidade de velejar em um barco de oceano pela primeira vez.

“Foi uma experiência fantástica poder participar de uma regata. Recomendo para todo mundo que puder ter essa oportunidade. O trabalho em equipe na vela é bem parecido com o vôlei e ver a dinâmica da equipe de perto é muito especial. Gostei muito da oportunidade e espero poder velejar mais vezes”, comentou Paulão.

Nessa sexta-feira a previsão é de duas regatas barla-sota para as classes IRC, ORC, C30, HPE-25 e BRA-RGS e de regatas de percurso para as classes Multicascos, Bico de Proa e Rgs Cruzeiro.

Vencedores por classe nessa quinta:

IRC: Itajaí Sailing Team
ORC: Ângela Star VI
HPE-25: Força 12
RGS Geral: Caulimaran
RGS Cruzeiro: Astral
Bico de Proa A: Harmonya
Multicascos: Flying Soul

Da assessoria / foto: Green Multimídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s