Em Ilhabela, final da Copa Brasil define Equipe Brasileira de Vela Olímpica

Jorge Zarif_Credito Ana Catarina

O fim da Copa Brasil 2017, neste sábado, dia 16, marca a virada do calendário para a vela brasileira. Os campeões da principal competição do país, que foi disputada ao longo da última semana em Ilhabela, garantiram vaga na equipe nacional para 2018. Nas classes olímpicas, os vencedores foram: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (470 masculina), Jorge Zarif (Finn), Gabriella Kidd (Laser Radial), Bruno Fontes (Laser), Carlos Robles e Marco Grael (49er), Patrícia Freitas (RS:X feminina) e Gabriel Pereira (RS:X masculina).

“Venho treinando desde 2014 com esse objetivo em mente, de ser o número um do Brasil. Esse resultado foi fruto de muito treino”, explica Gabriel, de 23 anos, o único velejador que é estreante no time este ano. “É o sonho de todo atleta entrar na Equipe Brasileira de Vela. Espero ter oportunidade de competir no exterior, já pensando no Mundial da Dinamarca do próximo ano, que vai ser uma seletiva de classificação para o país para os Jogos de Tóquio 2020.”

Em 2016, Gabriel participou do programa Vivência Olímpica, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) a fim de proporcionar a alguns atletas a experiência de estar no ambiente dos Jogos do Rio de Janeiro. Foi o mesmo caminho trilhado por Martine Grael nos Jogos de Londres 2012, quatro anos antes de se tornar campeã olímpica no Brasil.

Enquanto uma cara nova surge na RS:X, na classe Laser Bruno Fontes volta a fazer parte da equipe, graças à conquista do título da Copa Brasil em Ilhabela.

“Isso serve para mostrar meu valor. Depois de ter perdido a Copa Brasil anterior em situações em que não velejei bem, dei um tempo e vi que ainda tenho gás para queimar. Estou motivado a buscar mais uma participação em Jogos Olímpicos”, disse Bruno, que esteve em Pequim 2008 e Londres 2012.

A competição também ratificou a força de favoritos como Patrícia Freitas (RS:X feminina), Jorge Zarif (Finn) e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), que mantiveram a hegemonia em suas classes.  Na classe 49er FX, as titulares da Equipe Brasileira são as campeãs olímpicas Martine Grael (que está na disputa a Regata de Volta ao Mundo) e Kahena Kunze. Na classe Nacra 17, a definição da dupla titular está prevista para o Troféu Princesa Sofia, na Espanha, no ano que vem.

A Copa Brasil foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e o Bradesco, patrocinador oficial da vela brasileira e do evento desde a primeira edição.

Ao longo da semana, de forma inédita na história da competição, as regatas tiveram transmissão ao vivo em vídeo no canal de YouTube da CBVela, no link abaixo:

https://www.youtube.com/user/CBVela

CAMPEÕES DA V COPA BRASIL DE VELA 2017

470 masculino – Geison Mendes e Gustavo Thiesen, 9 pontos perdidos

470 feminino – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, 25 pontos perdidos

Finn – Jorge Zarif, 9 pontos perdidos

Laser Radial feminino – Gabriela Kidd, 38 pontos perdidos

Laser – Bruno Fontes, 11 pontos perdidos

49er – Carlos Robles e Marco Grael, 12 pontos perdidos

RS:X masculina – Gabriel Pereira, 16 pontos perdidos

RS:X feminina – Patrícia Freitas, 39 pontos perdidos

Kitesurfe Foil – Bruno Ferreira, 10 pontos perdidos

Kitesurfe Tubular – Bruno Lima, 11 pontos perdidos

29er (Vela Jovem) – Matheus de Azevedo e Leo Accioly, 13 pontos perdidos

Snipe – Matheus Oliveira e Raphael Carballo, 8 pontos perdidos

Laser Radial masculino – Leonardo Motta, 18 pontos perdidos

Optimist – Mario de Carvalho (Veterano Juvenil), 4 pontos perdidos

Resultados completos: http://copabrasildevela.cbvela.org.br/

Da assessoria / foto: Ana Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s