Presidente da ISCYRA, Lars Grael comenta o ano brasileiro na classe Star

image1 (1)

Lars Grael está deixando o cargo de presidente da ISCYRA, entidade máxima da classe Star, a qual esteve à frente durante quatro anos. Ele faz um balanço dos resultados dos velejadores brasileiros em 2017 tanto no país quanto no exterior. Confira:

“Chegamos ao final da temporada de 2017, aonde nossos velejadores estiveram atuantes nas regatas de flotilhas regionais, nos eventos nacionais do 7º Distrito e nas inúmeras conquistas em águas internacionais.  

Conquistas nas raias internacionais: 

Bruno Prada: em dupla com o americano Augie Diaz, Bruno foi Campeão Norte-Americano (USA); Bronze no Campeonato Europeu (Sanremo/ITA); 5º na Bacardi Cup (Miami/USA); 7º no Campeonato Mundial (Svendborg/DEN); 1º no Star Fall (Oxford/USA). Com o campeão olímpico Freddy Loof, Bruno foi 13º na SSL Finals, e, é o brasileiro mais bem colocado no ranking de proeiros da SSL #3. 

Lars Grael / Samuel Gonçalves: Vice-Campeões Mundiais (Svendborg/DEN) {1º Master; 4º na Bacardi Cup (Miami/USA); 4º no Campeonato Europeu (Sanremo/ITA); Campeões Brasileiros (Brasília/DF); Campeões do 7º Distrito (Rio/RJ); Campeões Estaduais (Búzios/RJ). Encerraram a temporada num modesto 12º na SSL Finals. Lars passou a ocupar a #3 colocação no ranking da SSL. Samuel em #4 entre os proeiros. 

Arthur Lopes: Eleito o velejador do ano da FEVESP, “Tutu” surpreendeu com resultados extraordinários com uma variedade de timoneiros como: Campeão Europeu (Sanremo/ITA) com Torben Grael; 4º no Eastern Hemisphere (Viareggio/ITA) com Augie Diaz; Vice-Campeão do 7º Distrito (Rio/RJ) com John King; Vencedor da Darke de Mattos e 25º na Bacardi Cup com Victor Demaison; Vice-Campeão Paulista com Jorge Zarif; 14º no Mundial (Svendborg/DEN) com o sueco Thomas Lofted; 19º na SSL Finals com o alemão Hubert Merkelbach. Encerra o ano como o proeiro #16 do ranking da SSL. Tutu passa a ser o novo Secretário Nacional do 7º Distrito. 

Torben Grael: De volta a atividade na Star, Torben emocionou ao conquistar o Campeonato Europeu (Sanremo/ITA) com Arthur Lopes. Com Guilherme Almeida, foi 22º na SSL Finals. Ocupa a #18 no ranking da SSL, apesar de poucas competições. 

Robert Scheidt: De volta com toda energia à classe Star, Robert voltou com tudo e em companhia de Henry Boennig (Maguila) brilhou ao conquistar a Prata da SSL Finals numa final épica. Venceram ainda a Taça Royal Thames. Robert é #22 do ranking da SSL, e ninguém duvida que logo voltará ao topo. 

Marcelo Belotti / Mauricio Bueno: Cada vez mais competitiva, a dupla conquistou sua primeira estrela de prata ao sagrar-se Campeã Sul-Americanos (Buenos Aires/ARG). Foram Vice-Campeões Brasileiros (Brasília/DF); Vice-Campeões da Royal Thames (a 1pp de Scheidt / Boennig). Com Mauricio no leme, foram 3º colocados no Campeonato Paulista. Belotti termina o ano como #29 da SSL e Maurício #32. Tripulação promete mais em 2018. 

Outros destaques em 2018: 

Alessandro Pascolato / Henry Boennig: Nosso apaixonado e “Exalted Grand Master” Dino e Maguila foram 10º no Eastern Hemisphere; 8º no Sul-Americano; 3º no 7º Distrito (Rio/RJ); 3º no Campeonato Estadual RJ (Búzios/RJ); 4º no Campeonato Paulista (SP); 5º no Campeonato Brasileiro (Brasília/DF). Dino é SSL #32. Maguila é o #13 do ranking da SSL. 

Admar Gonzaga / Alexandre Freitas: Admar / Xande tiveram sua melhor temporada ao atingir a elite da classe Star. 3º no Campeonato Brasileiro (Brasília/DF); 4º no 7º Distrito (Rio/RJ); 5º no Sul-Americano (Buenos Aires/ARG); 20º no Campeonato Mundial (Svendborg/DEN); 16º na Walker Cup e 18º no Midwinters (Miami/USA). Admar chegou a #34 da SSL e Xande #33. 

Marcelo Fuchs / Ronald Seifert: a dupla que esteve no topo nas temporadas 2014 e 2015, estiveram mais ausentes em 2017. Ainda assim, conquistaram o Campeonato Paulista; 4º no Campeonato Brasileiro (Brasília/DF) e Vice-Campeões Estaduais (Búzios/RJ). 

John King: Voltou a mostrar que King é King ao conquistar o Vice do Campeonato de 7º Distrito com Arthur Lopes e a 5ª colocação na Royal Thames com Samuel Gonçalves.

 Fabio Bruggioni / Marcelo Sansone: a competitiva dupla foi 7ª colocada no Campeonato Sul-Americano (Buenos Aires/ARG). 

Jorge Zarif: Dedicado a campanha olímpica na Finn, Jorginho foi Vice-Campeão Paulista com Tutu e andou forte em outros eventos no RJ. 

Estrearam na Star:

Victor Demaison ao vencer com Tutu a tradicional Regata Darke de Mattos e ficar na 25ª colocação na Bacardi Cup. 

Bruno Bethlem (Bebum). O histórico Snipista mostrou talento no campeonato do 7º Distrito, ao lado de Fernando Ilha. 

No exterior: 

Fabio Prada / Christiano Ruschmann: morando agora em Miami, Fabio foi 56º na Bacardi Cup e já estreou no Star Winter Series 2017/2018. 

Black Star do ano (casco numeral até 7300): O belo e veloz Folli 7285 de Jorge Mattos que teve bom desempenho nas regatas cariocas, como por exemplo, a 4ª colocação da Regata Darke de Mattos.  

Motivação: Wilmar Scherrer do Amorim do Rio e Marco Szili de São Paulo, representam exemplo de dedicação à classe Star. 

Eu entrego meu cargo de presidente da ISCYRA após um mandato crítico (2013/2017) do período posterior à perda do status olímpico. 

Neste período, a ISCYRA foi superavitária nas suas finanças, após uma rigorosa regra de responsabilidade financeira. A STAR se reafirma como a mais importante classe de barcos de quilha. A Star Sailors League liderada por Michel Niklaus tornou-se uma realidade após sua 5ª temporada de inovações na forma de divulgar regatas. www.starsailors.com. Criou-se ainda a Star Legacy Foundation que arrecada altas somas de recursos doados para projetos específicos para o desenvolvimento da classe. Para 2018, a ISCYRA terá seu próprio ranking baseado nas regras da classe. O calendário será intenso.Agradecemos ao Fred e Tinha pela condução do 7º Distrito até este momento, e o Admar pela condução da Vice-Presidência da América do Sul.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s