Regata Volta a Ilha de SC fecha a Copa Veleiros de Oceano

unnamed (51).jpg

Após a realização de oito regatas entre os meses de março e novembro, a Copa Veleiros de Oceano, realizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina, chega a sua última etapa no próximo sábado (2), com largada às 10h. E nada melhor do que encerrar o calendário de vela oceânica com a tradicional disputa da Regata Volta a Ilha de Santa Catarina, que em 2017 chega a sua 49ª edição.

A mais tradicional regata de vela oceânica do estado é sempre um grande espetáculo e muito aguardada não só pelas tripulações catarinenses, mas também de outros estados que prestigiam anualmente o evento. O percurso de 75 milhas náuticas, aproximadamente 120 km, é contornado por bombordo, ou seja, as embarcações largam em direção ao Sul da Ilha (sempre considerando o lado esquerdo dos veleiros) e terminam a disputa nas proximidades do Forte de Sant´Ana, bem próximo a Ponte Hercílio Luz.

Por ser a última e principal etapa do ano a expectativa é de muitas embarcações preenchendo a raia neste sábado. Participam da competição as classes ORC, IRC, C30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa A e Multicascos. Na última década o domínio da Regata Volta a Ilha de Santa Catarina ficou sempre entre os veleiros Catuana Kim e Mano Champs, assim como as quebras de recordes.

Em 2005, comandados por Paulo Cocchi, o Catuana estabeleceu 9h13mim, mas em 2011 o Mano Champ´s, de Avelino Alvarez, registrou 8h43m01s, tempo que permanece até hoje com recorde da competição. No entanto, nas últimas três edições a competição teve como campeões os velozes veleiros da classe C30. Em 2014 e 2015 deu Katana e no ano passado a vitória ficou com o Zeus Team.

17ª Regata Ilha do Largo:

Paralelo a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina acontece neste sábado a 17ª Regata Ilha do Largo. A prova é destinada aos barcos de menor porte HPE-25, Bico de Proa B e Carmelitas e tem largada no mesmo local e horário, dia 2, às 10h, mas com um percurso mais curto.

Os veleiros contornam a Ilha do Largo, próximo ao Ribeirão da Ilha, sentido norte, passando entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Depois, um contorno será feito na Ilha de Ratones Pequeno, próximo a Ponta de Sambaqui, encerrando a regata em frente ao Forte de Sant´Ana.

Da assessoria / foto Gabriel Heusi/Heusi Foto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s