Maiores revelações do Kite disputam Mundial Jovem a partir de domingo

Manoel Picarrinha_Treino 01_Crédito Isabel Lupiañez

A praia de Barra Grande, no Piauí, será o cenário dos sonhos de meninos e meninas de todo o mundo no Campeonato Mundial Jovem de Kiteboarding, que terá abertura neste domingo, dia 26. A competição vai reunir as maiores promessas da modalidade, com cerca de 70 inscritos e regatas a partir de segunda-feira (27) até sexta-feira (1º de dezembro). Para os atletas do Brasil, a disputa também vale vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude. O velejador brasileiro e a velejadora brasileira mais bem colocados no Mundial estarão selecionados para representar o país em Buenos Aires 2018.

Além disso, o campeonato tem um significado especial para pelo menos três atletas. Manoel Soares dos Santos Neto, o Manoel Piçarrinha, de 17 anos; Luís Fernando Araújo, 14; e Maria Beatriz, 13, são oriundos do Projeto Vivo Kitesurf, uma ONG que promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte em Barra Grande, que fica no município de Cajueiro da Praia.

“Estou treinando muito e vou dar o meu melhor. Já tenho experiência no Freestylemas vai ser minha primeira vez competindo neste formato de regata. Todo atleta sonha representar o seu país nos Jogos Olímpicos”, afirmou Piçarrinha.

Natural de Barra Grande, Manoel competirá praticamente no quintal de casa. Uma das maiores revelações da modalidade no país, Piçarrinha chega ao Mundial Jovem embalado por um resultado inédito. No começo de novembro, conquistou no Egito a classificação para participar em 2018 da World Kitesurfing League (WKL), a liga profissional da modalidade.

Além dos três velejadores de Barra Grande, Arthur Pereira e Ivan Amaral também já estão inscritos pelo Brasil no Mundial. Cada país pode ter até 10 atletas no campeonato, com data de nascimento entre novembro de 1999 e janeiro de 2003. O período de inscrição vai até o próximo dia 25 de novembro, no site abaixo:

http://internationalkiteboarding.org/events/upcoming-events

 

O Campeonato Mundial Jovem de Kiteboarding é organizado numa parceria inédita entre CBVela (Confederação Brasileira de Vela), IKA (Internacional Kiteboarding Association), World Sailing (Federação Internacional de Vela) e ABK (Associação Brasileira de Kitesurf), e conta com o patrocínio master do Bradesco.

Formato de disputa

A competição será disputada na classe Twin Tip: Racing (prancha bidirecional), com os velejadores divididos em grupos de até oito. Cada regata vai durar entre três e quatro minutos, em formato slalom, que combina corrida de obstáculos com saltos espetaculares e os recursos técnicos que existem dentro do kiteboarding.

Da assessoria / Foto: Isabel Lupiañez/ Projeto Vivo Kitesurf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s