Mundial Jovem de Kite traz promessas da modalidade para o Brasil

IKA.jpg

Uma parceria inédita entre CBVela (Confederação Brasileira de Vela), IKA (Internacional Kiteboarding Association), World Sailing (Federação Internacional de Vela) e ABK (Associação Brasileira de Kitesurf), em conjunto com o Bradesco, vai trazer para o Brasil, neste fim de novembro, o futuro do kitesurfe. O paradisíaco litoral de Barra Grande, no Piauí, será a sede do Campeonato Mundial Jovem de Kitesurf, de 26 de novembro a 1° de dezembro. O evento será classificatório para os países da América do Sul para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, 2018.

Um menino e uma menina (nascidos entre o ano de 2000 e 2003) se classificarão por continente para os Jogos Olímpicos da Juventude, e outros quatro lugares por gênero também serão disputados no Mundial. O COI (Comitê Olímpico Internacional) reservará ainda uma vaga a mais por sexo para um país que tenha participado dos eventos classificatórios, mas que tenha deixado de classificar por pouco.

“Este Mundial é um evento muito importante, não só por valer vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018, mas também por ser um pontapé inicial deste tipo de competição de Vela Jovem aqui no país. O Brasil sempre foi um celeiro de campeões mundiais. Temos condições naturais muito boas, além de excelentes atletas. Então, a gente espera que esse Mundial sirva ainda mais de incentivo e disseminação do nosso esporte”, afirmou Augusto Sampaio, presidente da ABK.

Inscrições ainda estão abertas

O campeonato contará com um número de atletas entre 70 e 100 inscritos, com data de nascimento entre novembro de 1999 e janeiro de 2003. Cada país pode inscrever até 10 atletas. As inscrições estão abertas até 25 de novembro, no site: http://internationalkiteboarding.org/events/upcoming-events .

 

Formato de competição

A competição será disputada na classe Twin Tip (prancha bidirecional), com os competidores divididos em grupos de oito. Cada regata vai durar entre três e quatro minutos, em formato slalom, que combina corrida de obstáculos com saltos espetaculares e os recursos técnicos que existem dentro do kiteboarding como esporte e modalidade de Vela.

Da assessoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s