Vendée Globe: troca de líderes e falta de informação meteorológica marcam o final de semana

Mais um final de semana agitado para os velejadores que estão disputando a Vendée Globe. Jéremie Beyou, atual quinto colocado, confessou que está velejando “às cegas”, depois que seu sistema de satélite quebrou há alguns dias. As únicas informações que ele tem são as enviadas pela organização e o SMA, de Paul Mailhat, que está no seu visual.

Apesar de poder parecer um problema, Beyou já está acostumado a velejar assim, uma vez que ele venceu três vezes a regata Solitaire du Figaro, que proíbe o acesso a informações externas sobre meteorologia.

“Agora estou velejando um dia após o outro. Não estou conseguindo seguir muito o que vem pela frente, já que não estou recebendo as informações sobre previsão do tempo. Estou pegando algumas informações nos boletins de segurança da organização. É difícil fazer um planejamento para mais do que 24 ou 36 horas, então estou navegando observando as condições em volta de mim e corrigindo o curso de acordo com isso. Não é legal, mas me lembra a Solitaire du Figaro, regata na qual não temos acesso a informações meteorológicas. Estou passando muito tempo na carta náutica, mas não é muito eficiente, pois recentemente eu estava esperando vento de 20 nós e acabei com rajadas de mais de 30”, disse ele.

Enquanto isso, a briga pela liderança está acirrada. No sábado Armel Le Cleac’h assumiu a ponta, deixando Alex Thomson na segunda colocação. A diferença entre eles é de menos de 30 milhas. Já Seb Josse, terceiro colocado, está quase 500 milhas atrás.

Acompanhe a regata em tempo real clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s