Vendée Globe: Bertrand de Boc desiste, enquanto Thompson se choca com um ofni

O final de semana foi agitado na Vendée Globe. A bordo do MACSF, Bertrand de Boc, que havia parado em Fernando de Noronha para checar um barulho a bordo, acabou desistindo da competição. Após dois mergulhos e muita conversa com o time em terra, ficou constatado que o casco estava muito danificado para continuar a volta ao mundo.

“Ter que tomar esta decisão é muito difícil. Ela acontece alguma vez na vida de um slipper, o que não quer dizer que seja fácil de lidar. Estou muito desapontado, porém não seria seguro enfrentar os mares do Sul neste estado”, disse ele.

Quem também teve problemas foi o líder Alex Thompson. No sábado o Hugo Boss se chocou com um objeto flutuante não identificado e obrigou o velejador a desacelerar o barco para consertar o foil que foi danificado. No momento do incidente o vento estava em torno dos 22 nós e o barco planava a 24 nós.

“Às 9h35 UTC eu estava na cabine tentando dormir e o barco navegava em ventos de 22 nós com a J2 e um rizo na mestra. Estava com uma velocidade média de 24 nós quando ouvi um barulho e o barco parou e virou 20 graus para boreste. Rapidamente subi para o deck, soltei as escotas e percebi que devia ter me chocado com alguma coisa. Virei o barco para popa e olhei o foil, que estava quebrado e havia alguns arranhões no costado. Agora eu desacelerei completamente, troquei as velas e vou seguir assim até o mar melhorar e o vento diminuir para que eu possa avaliar corretamente o estrago. Não vi nada na água, mas parece que alguma coisa enroscou no barco e causou uma quebra significante no foil. Fui instruído a fazer uma inspeção na parte interna do barco e parece que a estrutura não foi afetada”, disse Thompson.

Na manhã desta segunda-feira ele continuava na liderança, com pouco mais de 80 milhas de vantagem sobre Seb Josse, a bordo do Edmond de Rothschild. Para conferir a posição de cada um, acesse: http://bit.ly/vendeetracking

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s