Rio Sail Tech abre 11 pontos na liderança do Brasileiro de HPE25

Um domingo de frio e muita chuva, contrariando a imagem tropical do Rio de Janeiro, marcou o segundo dia de provas do Campeonato Brasileiro de HPE 25. Os ventos de quadrante sul (175º), de 8 a 12 nós, proporcionaram regatas de muita disputa na baía de Guanabara. Novamente a forte corrente de maré, proporcionada pela lua cheia desta próxima segunda-feira, a maior do ano, pregou algumas peças nos velejadores e deixou as regatas ainda mais acirradas. No fim, todos saíram satisfeitos com o dia de competição.

Para Maurício Santa Cruz, vencedor da primeira regata do dia, “a grande dúvida de todos os velejadores era se você ia para o lado de Niterói, já que o vento estava mais torcido de leste, ou se se protegia da maré mais na esquerda. No primeiro contravento acabou entrando uma pressão na direita, onde a maré era mais fraca. Mas durante todo o dia foi assim. Só na terceira regata já com a maré vazando com força que ficou mais claro o melhor lado”, explicou o experiente velejador carioca.

Outra tripulação que comemorou muito o desempenho neste domingo foi a do Rio Sail Tech, do comandante Victor Demaison. Com um quarto lugar e duas vitórias hoje, e já descartando um 15º da primeira regata ontem, eles somam onze pontos perdidos e abriram outros onze pontos do segundo colocado Maurício Santa Cruz (22pp). “Eu estava há algum tempo sem velejar e quando decidimos correr este campeonato chamei três amigos, o Gui Hamelmann, o Mario Tinoco e o Leleco (Alexandre Muto), que estão velejando muito. Se estamos indo bem devo muito a eles. O dia foi difícil com a maré de lua, muitas nuvens e rajadas, mas nosso barco está rápido e acertamos bem a tática. Daqui pra frente é continuar assim. Não sou de marcar ninguém e vamos continuar velejando pra frente”, afirmou o jovem líder do campeonato.

Em terceiro está a família Freitas, pai, mãe e dois filhos de Niterói que, com 23 pontos, está na cola do vice-líder e na disputa pelo troféu. Só que os Freitas não são família qualquer, o pai Clínio é medalhista olímpico, a mãe Cacau foi campeã mundial feminina de A-Cat e os meninos já tem diversos títulos na vela. Família que veleja unida permanece unida é o lema a bordo.

Na velha rivalidade Rio x São Paulo, no top10 está tudo empatado. São cinco barcos paulistas e cinco fluminenses. O ilhabelense Ginga, que consistentemente ocupa as primeiras posições nos torneios da classe, continuou andando fortre e aparece em quarto geral com 27 pontos. No entanto, a grande recuperação do dia foi de Eduardo de Souza Ramos no Rex/Pajero. Depois de um primeiro dia de resultados ruins, o barco, que tem como tático André “Bochecha” Fonseca, fez um quinto, um segundo e um quarto lugares para ficar em quinto geral com 29 pontos e entrar na briga.

“Ontem cometi alguns erros na leitura do vento e da corrente e isso nos custou algumas posições. Hoje velejamos mais concentrados, acertamos algumas regulagens do barco e deu resultado. Amanhã e terça vamos para a água com vontade de melhorar ainda mais”, anima-se o tático Bochecha, um dos velejadores mais experientes do Brasil e ídolo de muitos que estão dividindo a raia com ele.

O Campeonato Brasileiro de HPE 25 continua nesta segunda-feira (14/11) com duas regatas programadas e prossegue até terça-feira (15/11) sempre com largadas às 13h. Ao todo estão previstas dez regatas. Para quem quiser acompanhar, teremos a página do FaceBook (http://bit.ly/2016_HPE_FB ) do campeonato sempre que possível atualizando e transmitindo ao vivo em vídeo parte da regatas. No site oficial do ICRJ estão os documentos do campeonato e os resultados oficiais: http://bit.ly/2016_HPE. Para aqueles que quiserem acompanhar o tracking em tempo real basta clicar nos links abaixo.

PELO MAPA: http://www.taticsports.com.br/DashMap/DashMap.html?IdClass=0&refresh=10

PELO RANKING: http://www.taticsports.com.br/Dash/DataTable.html?IdClass=0&Page=1&Amount=99&Refresh=10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s