Volvo Ocean Race muda as regras e incentiva maior participação feminina

m43829_paul-todd-outsideimages-com-1

A Volvo Ocean Race acaba de anunciar uma significativa mudança nas regras da edição 2017-18 visando uma maior participação de velejadoras na competição. Equipes 100% femininas continuam sendo benvindas, com 11 velejadoras, porém, para equipes 100% masculinas, o número será limitado a sete velejadores e a solução será montar equipes mistas, com sete homens e uma ou duas mulheres, sete mulheres com um ou dois homens ou cinco homens e cinco mulheres. Esta configuração pode variar em cada uma das 11 etapas e deve ser a mesma para as regatas inport e para a etapa, com exceção da equipe 100% masculina, que pode acrescentar uma mulher para a inport.

“Se as velejadoras offshore querem competir no mesmo nível que os melhores do mundo, elas precisam treinar com os melhores. Vai ser muito difícil competir com apenas sete pessoas em um VO65 contra times de oito ou nove. Esta nova regra deverá forçar os times a contratarem mulheres e isso vai criar uma ótima plataforma de aprendizagem”, disse Ian Walker, vencedor da última edição da competição.

“Não se trata de diminuir o nível do esporte, como alguns disseram, e sim o oposto. Estamos dando mais oportunidades para que as melhores velejadoras do mundo possam competir de igual para igual com os homens. Vela é um dos poucos esportes nos quais é possível ter times mistos e queremos tirar vantagem disto”, disse Mike Turner, CEO da VOR.

Outra regra que continua valendo é a de velejadores com idade abaixo de 30 anos, completados até o final de julho de 2018. Então, além de incentivar a vela feminina, a competição também tem como objetivo incentivar a vela jovem.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s