Pela primeira vez na história do Extreme Sailing Series uma equipe 100% feminina estará competindo. A etapa será em Lisboa e começa no próximo dia 6. O Thalassa Magenta Racing, comandado pela velejadora olímpica neozelandesa Sharon Ferris-Choat correrá com seis integrantes, ao invés de cinco como os homens, e poderão estar a bordo Dee Caffari (GBR), Elodie Mettraux (SUI) e Abby Ehler (GBR), acostumadas com regatas oceânicas; Sally Barkow (USA), Annie Lush (GBR) e Gemma Jones (NZL), velejadoras olímpicas; Annemieke Bes (NED), medalha olímpica de prata, Hannah Diamond (GBR), medalha de prata no Mundial de Nacra 17 e Annabel Vose (GBR) campeã mundial e europeia de 420. O time correrá sob a bandeira do Canadá.
O Thalassa Magenta Racing é parte do Magenta Project, que tem como objetivo dar oportunidade para que velejadoras compitam no mais alto nível. A competição em Lisboa é apenas um pequeno pedaço do projeto de longo prazo, que visa ter um time competitivo em todas as etapas do ESS.
Quem também vai fazer sua estreia na competição é o Norauto Powered by Groupama Team France. O time será comandado pelo neozelandês Adam Minoprio, campeão mundial de Match Race e com experiência prévia no ESS.
Os dois times entraram na competição com wild cards, ou seja, convite dos organizadores. Lisboa será a penúltima etapa do ESS 2016, que tem o Oman Air como líder após seis etapas.