Entrevista: Luisa Gandolpho

Apontada como uma das promessas da nova geração da Vela brasileira, Luisa Gandolpho começou a velejar aos 8 anos no Clube Naval Piraquê, no Rio de Janeiro. Cresceu na classe Optimist, passou pela 420, categoria em que foi Campeã na Semana de Vela de Itaparica, em 2013, vice-campeã no Sul-Americano de 2014 e vencedora estadual da Semana de Vela de Búzios. Este ano, Luisa migrou para a classe 470, categoria em que pretende fazer sua campanha olímpica para Tóquio 2020. Foco, coragem e determinação não faltam a essa carioca de 19 anos, estudante de administração da PUC Rio. Luisa Gandolpho também é instrutora de crianças e jovens no Clube Naval Piraquê. Ela contou como pretende se preparar para as próximas Olimpíadas e ressaltou que o ouro conquistado por Martine Grael e Kahena Kunze, nos Jogos do Rio, é um grande estímulo para a nova geração de velejadores que sonha conquistar medalhas em 2020 no Japão.

A Vela fechou as Olimpíadas com um saldo positivo após o ouro da dupla Martine e Kahena. Mesmo assim, percebemos que a modalidade está passando por um momento de renovação e de abertura para a nova geração. Você pretende fazer campanha para Tóquio 2020?

Com certeza este é meu objetivo. Minha preparação olímpica é de médio a longo prazo, ou seja, dois ciclos olímpicos.

Em que classe pretende competir e de que maneira já está se preparando?

Pretendo competir na classe 470. Tenho um programa de treinamento que me mantém em forma, que inclui uma alimentação saudável, exercícios físicos, além do apoio e da orientação de diversos profissionais.

Por que escolheu essa classe?

É uma classe que me atrai, por ser um barco em dupla, muito técnico, estável e adequado ao meu biotipo. O barco tem 3 velas (mestra, buja e balão), o que permite uma velejada com bastante estratégia durante uma regata.

De que forma o ouro conquistado por Martine e Kahena te estimulou ainda mais a correr nas próximas Olimpíadas?

A Vela feminina vem evoluindo a cada ciclo olímpico. Em Pequim 2008 a dupla Isabel Swan e Fernanda Oliveira conquistou a primeira medalha olímpica, o bronze na classe 470. Agora, em 2016, Martine e Kahena conquistam a inédita medalha de ouro. Esses exemplos me estimulam a acreditar que com esforço e dedicação e possível chegar lá.

Na sua opinião, qual o principal legado que elas podem passar para a nova geração de velejadores como você?

Martine e Kahena fizeram história na Rio 2016. O fato de serem velejadoras jovens funciona como um estímulo importante para a nova geração seguir o mesmo sonho olímpico.

Esses jogos foram marcados pela sustentabilidade. Pretende fazer uma campanha sustentável? De que maneira?

Sim. Durante a minha campanha pretendo deixar um legado realizando diversas ações para conscientização, principalmente dos jovens e crianças, sobre temas como acessibilidade e a sustentabilidade do planeta. Penso que isso pode ser feito através da promoção de valores do esporte e da preservação do meio ambiente.

Quais as lembranças mais marcantes para você da Vela brasileira nestas Olimpíadas e por que?

Para mim, a lembrança mais marcante dessas olimpíadas na Vela foi a reta final da chegada da dupla Martine e Kahena na classe 49er na última prova. Foi de tirar o fôlego. A regata foi decidida com uma chegada disputadíssima com a vantagem de apenas dois segundos para a dupla vice-campeã da Nova Zelândia.

Quem é um exemplo a ser seguido na Vela?

Lars Grael. Um grande exemplo de superação, coragem, determinação e simplicidade. Uma fonte de inspiração para todos.

 

Até as próximas Olimpíadas existe um longo caminho. Pretende participar de campeonatos internacionais para melhorar seu desempenho técnico?

Para obter um bom desempenho técnico e necessário participar de campeonatos internacionais, é uma chance de testarmos os equipamentos em diferentes raias e ter a chance de nos nivelarmos com atletas de diversos países.

da assessoria de imprensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s