Três barcos desistem da Transat Bakerly em 24h

fenetrea cardinal.png

No último dia 2 de maio a Transat Bakerly partiu de Plymouth, na Inglaterra, rumo a Nova Iorque. Dois dias depois, no entanto, três barcos foram obrigados a desistir da competição. Seb Josse, do Edmond de Rothschild, estava na briga pela liderança da classe IMOCA quando reportou problemas com a sua vela grande. Sob ventos de 25-30 nós, no próximo ao Cabo Finisterre, as talas da vela se quebraram de forma irreparável e ele segue para Vigo, na Galícia, onde será auxiliado pelo Gitana Team.

“Tudo aconteceu muito rápido, talvez em 10 segundos. Quebrei as talas que seguram o top da vela em um jibe violento. Apesar de todo o cuidado, este tipo de coisa pode acontecer. O estrago não foi tão grande, mas é impossível pensar que posso continuar a regata. É bastante frustrante, eu estava na briga com Armel e Vincent. O barco estava muito bem preparado”, disse ele. No momento da quebra ele estava a três milhas do líder Vincet Riou, no PRB, e com Armel le Cleac’h também bem próximo.

Cinco horas antes quem desistiu da regata foi Erwan Le Rou. A 60 milhas do Cabo Finisterre, velejando com ventos entre 25 e 27 nós de popa, ele percebeu que a banana de bombordo do seu Multi 50 50FenêtréA Cardinal estava seriamente danificada. “Tinha dois rizos na mesta e em princípio foi um grande choque. Não vi o que aconteceu, pois estava sob a cobertura do cockpit. Tive que agir imediatamente para evitar que o barco capotasse. Fui enrolar o gennaker e aí percebi que metade da banana tinha se perdido”, disse ele, que optou em deixar o barco em segurança antes de avisar a equipe de terra.

Com apenas um dia de regata, Maxime Sorel, a bordo do Classe 40 Vandb, foi o primeiro a se retirar após colidir com um contêiner. Ele seguiu para o porto francês de La Trinite sur Mer.

Para acompanhar a regata, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s