Refugiados competirão no Rio 2016 sob a bandeira olímpica

Bandeira-Olimpica

O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta terça-feira que um time de atletas refugiados competirá nas Olimpíadas do Rio sob a sua bandeira com o nome ROA (Refugee Olympic Athletes ou atletas olímpicos refugiados). Eles deverão ser tratados como qualquer outra nação e, caso conquistem alguma medalha de ouro, ela será entregue ao som do hino olímpico.

Para definir a equipe, o COI consultou diversos Comitês Olímpicos Nacionais (NOC) e pediu que fossem identificados dentre os refugiados potenciais atletas de elite que conseguiriam se classificar para os Jogos. Estes candidatos receberão uma ajuda do programa de Solidariedade Olímpica, que custeará toda a viagem.

Quarenta e três pessoas foram selecionadas até o momento e estão sendo assistidas pelo COI. Por conta da complexidade do processo e do curto espaço de tempo até agosto, quando os Jogos serão disputados, nenhum outro candidato será aceito, a não ser em circunstâncias excepcionais. Destes 43, entre cinco e dez atletas realmente estarão no Rio. O time será definido em junho e os critérios serão, dentre outros, o nível esportivo, situação pessoal e se realmente são refugiados.

“Ao dar as boas-vindas ao ROA durante os Jogos do Rio 2016, queremos mandar uma mensagem de esperança para todos os refugiados do mundo. Por não terem um time nacional ao qual pertencer, por não terem uma bandeira para desfilar atrás, por não terem um hino a ser tocado na cerimônia de medalhas, estes atletas refugiados serão recebidos nos Jogos pela bandeira olímpica e com o hino olímpico. Eles terão uma casa junto com os outros 11 mil atletas das 206 nações na vila olímpica”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s