APP Boletim ao Mar ajuda na segurança da navegação

boletim ao mar

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em parceria com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR) e o Abrigo do Marinheiro (AMN), disponibilizou recentemente para download em smartphones e tablets o aplicativo “Boletim ao Mar”. Desenvolvido com o objetivo de reunir e transmitir as informações relevantes e atualizadas dos produtos destinados a segurança na navegação produzidos rotineira e sistematicamente pela DHN, o Boletim ao Mar contribui de maneira direta com as atividades de hidrografia, oceanografia, cartografia, meteorologia marinha, navegação e sinalização náutica.

Ao acessar o aplicativo, o usuário encontrará os produtos disseminados pelo Serviço Meteorológico Marinho brasileiro (SMM) e pela Serviço de Informações de Segurança Marítima (ISM) para salvaguarda da vida humana na área de responsabilidade marítima do Brasil (METAREA V).

Dentre os produtos divulgados pelo SMM, podem ser acessados: o Meteoromarinha, que consiste em um boletim meteoceanográfico que traz a previsão de condição do tempo, vento, ondas e visibilidade para 24 e 48 horas; os Avisos de Mau Tempo, que são mensagens emitidas com a máxima antecedência para alertar sobre a possível ocorrência de uma ou mais condições que possam representar risco para a navegação; as Cartas Sinóticas, que são elaboradas duas vezes ao dia, onde é possível observar o posicionamento das linhas de pressão (isóbaras), identificando a formação de centros de baixa (ciclones) ou de alta pressão atmosférica (anticiclones), presença de cavados e sistemas frontais atuando sobre a METAREA V; e os meteogramas, resultados dos modelos numéricos de previsão do tempo, onde o usuário pode visualizar as informações meteorológicas, tais como pressão, temperatura, umidade relativa, vento, precipitação e nebulosidade, na forma de gráficos para diversas cidades ao longo da costa brasileira.

Na parte referente a Segurança da Navegação, estão disponíveis os Avisos-Rádio Náutico e Avisos-Rádio SAR (Search and Rescue – Busca e Salvamento). O primeiro refere-se a mensagens transmitidas aos navios com o propósito de fornecer “informações urgentes” relevantes à navegação segura. Já o segundo, consiste em mensagens de “alerta de emergência SAR” ou de “coordenação de busca e salvamento” transmitidas aos navios que se encontram em uma determinada área.

Para baixar o aplicativo, o usuário deverá acessar de seu smartphone ou tablet a Google Play (na plataforma Android) ou a Apple Store (na plataforma iOS), onde encontrará disponível gratuitamente para download o Boletim ao Mar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s